A Itália firma-se como nação mais influente da Europa e seu pensamento artístico e cultural predomina, com primazia quase absoluta na música. Veneza era considerada um grande centro musical e Roma, Florença também eram centro musicais importantes enquanto a França desenvolve um estilo nacional, buscando independência, porém sofrendo forte influência italiana e a Alemanha culturalmente debilitada pela guerra dos Trinta Anos (1618-1648), renova-se a música sacra através das práticas musicais da igreja luterana, sendo Johann Sebastian Bach o seu expoente máximo.
Em torno de 1600, começa a existir o consenso
(principalmente na Itália, protagonizado por Monteverdi)
de que os compositores da época estavam desenvolvendo
uma outra maneira de fazer música: uma seconda prattica.
Entendendo-se aí como prima prattica o estilo
internacional da Escola Flamenga, e como seconda prattica
o estilo de Monteverdi e seus contemporâneos como
Marenzio e Rore.
Texto Redigido por Luciano André da Silva Almeida e editado por Ernani da Fonseca Santos Junior.
Este blog tem como objetivo explicar o contexto do período Barroco, ele tem como criadores os alunos do curso de Licenciatura em Música da UEFS (Universidade Estadual de Feira de Santana) que por meio de componente curricular Historia da música II veio exigir como atividade avaliativa a elaboração de um site. A explicação do período barroco acontecera por meio de postagens na página inicial sobre o movimento em si, e em biografias de compositores importantes para este período que será postada em páginas com o nome do compositor.
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