Claudio Giovanni Antonio Monteverdi
Claudio Giovanni Monteverdi foi um compositor, maestro, cantor e violista italiano que viveu 1567-1643 , ficou conhecido por ser um compositor que utilizou formas musicais de maneiras diferentes da sua época dando a música um novo estilo e transformando a maneira como ela era vista e contemplada pela sociedade no momento em que ele viveu. Aos 15 anos ele compôs uma coleção de 23 motetos apos 5 anos ele já tinha publicado três madrigais, que foi o gênero musical onde ele pôde colocar em pratica muitas das suas ideias que mudaram a maneira de criar música. O Madrigal foi um gênero musical profano italiano muito utilizado no século XV ele tinhas determinados aspecto que traziam uma determinada prática que era ela essencialmente vocal e que o foco concentrava-se na música em si e não se valorizava o texto, porém Monteverdi cria madrigais que tem um foco no texto reproduzido pela música, trazendo na música emoções que o texto provoca e utilizando dessa característica para atingir as emoções do seu publico.

Em um momento da sua vida Claudio Monteverdi passa a participar de um contexto sacro onde ele utiliza práticas comuns neste contexto litúrgico, entretanto passa a incluir também aspectos de sua natureza composicional como o baixo continuo que era o acompanhamento realizado por um instrumento como o teclado (cravo), o alaúde ou outro instrumento similar do período. outro aspecto que vai influenciar a vida dele será a morte da sua esposa que o deixa muito triste e depressivo influenciando a sua musicalidade assim como as emoções expressas nas suas músicas. Outro forte fator que influenciou bastante a sua música foi o mercenas que o subsidiava que o dava curtos prazos e sempre atrasava os pagamentos e vivia esbanjando em luxos.
Messa a quattro voci da cappella ( Missa a quatro vozes da capela)
Pode-se afirmar que depois de uma vivencia musical vasta como a que Monteverdi teve ele estava pronto para um grande experiência, neste momento ele entrou em contato com o trabalho dos florentinos Jacopo Peri e Glulio Caccini que tentavam reconstruir o teatro grego e a resposta desta atividade foi um número onde se reuniu um conjunto de árias e recitativos que hoje é conhecido como ópera. Monteverdi cria a sua primeira ópera que se chama "L'orfeo favola in musica" onde ele "inaugura" trazendo o primeiro grande sucesso quebrando algumas regras que se tinham na música. Ringer (2006) diz o seguinte sobre Claudio Monteverdi.
Para Monteverdi a finalidade da arte era atingir as emoções e não apelar para o puro entendimento intelectual, e para conquistar essa meta o artista devia usar todos os meios ao seu alcance, mesmo que isso significasse infringir algumas regras; arte era, pois, um assunto de interpretação pessoal e não podia ser completamente apreendida pela razão; diante da representação das emoções não cabia estabelecer nada como "certo" ou "errado", mas sim verificar se a arte estava sendo eficiente e verdadeira. Na continuidade dessa tendência cheia de imprecisão e individualismos, o mundo que os renascentistas consideravam perfeitamente cognoscível entrou em colapso, aparecendo em cena como forças dominantes a dualidade, expressa em contrastes poderosos; a subjetividade, e o desequilíbrio ou assimetria, traços típicos do Maneirismo, e depois, muito mais marcadamente, do Barroco.
A partir da primeira ópera criada por Monteverdi ele começa a criar outras óperas e também a escrever curtas obras cênicas que caracterizam a o recitativo dentro da suas obras. pode-se ver que outras obras criadas por ele seguem a linha onde é contada historias gregas se atendo a dramatização e ao começo da formatação da ópera.
Se inicia um período bem marcante a partir dessa obra composta por ele, onde os compositores assumem um novo papel a arte passa a ser cada vez mais aberta ao publico a maneira de criar arte passa a mudar cada vez mais e o texto começa a ter mais importância o contexto polifônico e homofônico passa a ser analisado e utilizado dentro da música juntos imbricados, os instrumento musicais passam a ter um papel mais solido dentro da música e começa se consolidar o que se conhece hoje como barroco.
REFERÊNCIAS
Gusmão, Paulo (ed.). Monteverdi. São Paulo: abril Cultural, 1979. pp. 3; 8
Dicionário Grove de Música.Rio de Janeiro, Jorge Zahar Editor, 1994, p.563
Hindley, Geoffrey (ed). The Larousse Encyclopedia of Music. Hamlyn, 1990. pp. 171-174
Fabbri, Paolo. Monteverd. Cambridge University Press, 1994. pp. 8-12
Ringer, Mark. Opera's first master: the musical dramas of Claudio Monteverdi. Hal Leonard Corporation, 2006 " pp. 21-22
Arnold, Denis Midgley (ed). Claudio Monteverdi. Encyclopædia Britannica Online. 22 Dec. 2009
Fernandes - José C. - Monteverdi: o génio que inventou o Barroco – 2017 - https://observador.pt/especiais/monteverdi-o-genio-que-inventou-o-barroco/. Acessado em 20/04/2018
GROUT, D.; PALISCA, C. V. História da música ocidental. 5a ed. Lisboa: Gradiva, 2011. P (234 – 236) (243-245) (324 –329)
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