Este blog tem como objetivo explicar o contexto do período Barroco, ele tem como criadores os alunos do curso de Licenciatura em Música da UEFS (Universidade Estadual de Feira de Santana) que por meio de componente curricular Historia da música II veio exigir como atividade avaliativa a elaboração de um site. A explicação do período barroco acontecera por meio de postagens na página inicial sobre o movimento em si, e em biografias de compositores importantes para este período que será postada em páginas com o nome do compositor.

Girolamo Frescobaldi

Girolamo Frescobaldi - imagem wikiédia






                 GIROLAMO FRESCOBALDI




Nascimento: 13 de setembro 1583 – Ferrara, Itália.
Morte: 1 de março, 1643 – Roma, Itália.





Girolamo (Alessandro) Frescobaldi foi um músico italiano. Um dos mais importantes compositores de piano na renascença tardia e no início do período barroco. Ele compôs também músicas para a igreja e para trabalhos vocais secular.

Biografia
Girolamo Frescobaldi nasceu em Ferrara, Itália em setembro de 1583. Aluno de Luzzasco Luzzaschi, um notável compositor de madrigais e organista na corte de Duke Afonso II d’Este. Professor de Froberger, e possivelmente de Kerll, Frescobaldi se tornou organista na Academina di Santa Cecilia em Roma em 1604 e começou sua carreira pública como um organista na igreja St. Maria em Trastevere na Roma, em 1607. Ele viajou a Paises Baixos (Netherlands) localizado na Europa ocidental neste mesmo ano e publicou seu primeiro trabalho, um livro de madrigais, em Antwerp. Em 1608 se tornou organista na St. Peter’s em Roma, e, exceto pelo período que ele foi organista em Florença (1628-34), ele continuou em St Peter’s até a sua morte.
Em 1608 Frescobaldi publicou 12 fantasias que são notáveis por sua variedade do domínio do contraponto. As texturas são idiomáticas de uma forma raramente encontrado em exemplos de fantasias recentes da época. Em 1626 ele publicou uma coleção de 10 ricercar, 5 canzoni, e 11 capriccios.
Seus dois livros de Toccatas e Partitas foram escritas para cravo ou piano, e foram publicados entre 1615 e 1637. Ambos livros abertos com 12 tocatas escritas em estilo improvisatório e alternância de notas rápidas ou passagem com partes mais intimas e meditativas, chamadas affetti. Nessas tocatas, Frescobaldi faz um amplo uso do sustenido, dissonâncias despreparadas e outras harmonias desafiando o tempo com técnicas virtuosas que faz algumas dessas peças desafiadoras até para músicos modernos, como sua Toccata IX do Livro II, no qual ele mesmo marcou com as palavras “Not without toil will you get to the end” que significa em tradução livre “Não é sem trabalho duro que você vai chegar no fim”

Outros trabalhos

Outra produção instrumental existente de Girolamo Frescobaldi consiste principalmente no 1º Volume de canzoni para ser tocada por qualquer tipo de instrumento, 1628. Este trabalho inclui canzonas instrumentais para uma, até quatro partes sobre um baixo-continuo. Também algumas peças como a Toccata for Spinet and Violin. Sua música vocal inclui um grande número de motetos e madrigais.

Estilo
O estilo de Frescobaldi é caracterizado por intervenções criativamente dramáticas e um ousado cromatismo, mas essas qualidades foram cuidadosamente subordinadas para uma lógica e efetiva construção na peça. Ele foi um dos primeiros a desenvolver o princípio moderno da escrita monotemática, no qual substituiu a apresentação rápida de um número de típicos temas no início do ricercar e canzone.

Influenia
Girolamo Frescobaldi é um do mais ilustres organistas e compositores que conhecemos. Ele é responsável por fazer a síntese de todos os estilos procedendo seu tempo e por combinar subjetividade com logica, e paixão dramática com letras. Pelos seus alunos, Froberger e Pachebel, ele influenciou de forma indireta J. S. Bach.

Curiosidade
J. S. Bach copiou a Fiori musicalli(1635), uma publicação de música de órgão litúrgico em Weimar 1714. Porém foi perdido na segunda guerra mundial.


Links para outros sites:

Nenhum comentário:

Postar um comentário