
François Couperin nasceu em Paris em 1668, filho de Charles Couperin (1638-79), o organista St Gervais em Paris. Na morte prematura de seu pai, a posição de organista foi ocupada por Lalande. casou-se (1689) com Marie-Anne Ansault, com quem teria quatro filhos: os músicos Nicolas, Marie-Madeleine e Marguerite-Antoinette, e François Laurent.
François, um dos primeiros gênios da música, já estava substituindo Lalande aos dez anos de idade e, em seu aniversário de
18 anos, herdou oficialmente a posição anterior de seu pai. Como seu professor, Lalande elogiou a inovadora coleção 1690 de Pièces d'orgue do jovem como "digno de ser dado ao público" e sem dúvida ajudou a estabelecê-lo como um organista da corte em 1693. Em 1700-17 ele adquiriu o D mais jovem. Posição de Anglebert como cravista em Versalhes.
Couperin dividia seu tempo entre Paris e Versalhes. Ele logo adquiriu compromissos pesados para ensinar o cravo e o órgão, o que dificultou encontrar tempo para a publicação de sua música de câmara vocal e instrumental. Após o aparecimento em 1690 de suas Pièces d'orgue (em cópias manuscritas com as páginas do título gravadas), ele não escreveu mais nenhum trabalho para órgão. Em vez disso, ele voltou sua atenção para a importância das sonatas e cantatas italianas sendo tocadas em concertos privados durante a década de 1690; suas próprias sonadas de trio e quarteto no estilo Corelliano - algumas das quais foram absorvidas em sua coleção de 1726 Les nations- foram inicialmente circulados em manuscritos sob um anagrama de seu nome. O colecionador exigente Sébastien de Brossard adquiriu cópias e depois as descreveu no catálogo de sua coleção como "boa e mais excelente música que requer apenas um bom desempenho".

Enquanto isso, acumulava uma quantidade incrível de peças de cravo, que começaram a aparecer em edições elegantemente gravadas apenas em 1713, bem depois das de seus colegas Clérambault, Dandrieu, Marchand e Rameau. Sempre o individualista, Couperin escolheu agrupar suas peças em castas e não em suítes, e dependeu muito menos de movimentos de dança do que seus contemporâneos, preferindo as peças mais livres e evocativas de caractère . Preocupado que, apesar das anotações cuidadosas feitas nas edições, suas peçasnão pudessem ser adequadamente executadas, Couperin publicou L'art de toucher le clavecin (1716) para elucidar o dedilhado, seu uso de ornamentos (cuja notação ele padronizou) e ritmos pontilhados ouobserva inégales , ele também incluiu oito prelúdios que poderiam servir como introduções às oito ordens do primeiro e do segundo livros. Um tratado manuscrito, Règle pour l'accompagnement , oferecia regras para a realização do baixo figurado e o tratamento da dissonância.
Ao compor as massas, F. Couperin segue técnicas usadas em massas por Nivers, Lebègue e Boyvin, bem como outros predecessores da era barroca francesa. Na missa paroisses , ele usa plainchant do genitor Deus de Missa cunctipotens como um cantus firmus em dois movimentos Kyrie e o primeiro movimento Sanctus; a Fuga de Kyrie também usa um incipit de canto para derivar seu assunto. A missa para couvents não contém nenhum cantochão, pois cada convento e monastério mantinham seu próprio corpo de canto não padronizado. Couperin parte de seus antecessores de muitas maneiras; as melodias dos Récits são estritamente rítmicas e mais direccionais do que os exemplos anteriores do género. Willi Apel escreve que "esta música mostra um senso de ordem natural, uma vitalidade e um imediatismo de sentimentos que partem para a música francesa como um vento fresco".
Em suas publicações do início da década de 1720, ele ofereceu uma ampla variedade de maneiras pelas quais os estilos francês e italiano poderiam ser unidos. Em 1722 os Concertos Royaux (de um a três jogadores) foram anexados ao terceiro livro de ordens de cravos . Dois anos mais tarde, ele emitiu o brilhantemente assimilado Apothéose de Corelli dentro de uma segunda coleção de concertos , apropriadamente intitulada Les goûts-réünis , na qual os elementos franceses e italianos são tão sutilmente misturados que mal podem ser extraídos. O concerto instrumental à la mémoire de Monsieur de Lully (1725) alegorizou a síntese: Lully e Corelli são recebidos por Apolo no Monte Parnaso, onde juntos eles concebem'La paix du Parnasse', sob a forma de sonade en trio integrada .
Uma justaposição mais direta dos estilos francês clássico e italiano ocorre em Les Nations (1726) e nas suítes primorosamente trabalhadas para violas de baixo (1728), das quais a primeira é uma ordre francesa e a segunda é uma sonata italiana da chiesa . Em seus prefácios para estas edições, ele elaborou ainda mais em sua busca por um estilo unido. No início do século, Le Cerf descreveu Couperin como um "servo dedicado da Itália"; mas Couperin também sintetizou - ao tocar, suas pièces de clavecin e seu lugar na sociedade francesa - tudo o que era admirável na tradição clássica francesa.
Couperin morreu em Paris em 1733.
Referências
The Baroque Music
Edu br biografias
François Couperin | Biography & History | AllMusic
Jônatas Santos Cerqueira
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