Tomaso Albinoni
![]() |
Albinone Tamasso |
Albinoni (1671-1750), viveu em Veneza e era filho de um abastado fabricante de papéis, lá estudou violino e canto. Em ainda cedo se tornou proficiente como cantor e, mais notavelmente, como violinista, apesar de não ser um membro da guilda dos artistas ele era incapaz de tocar publicamente. Apesar de sua paixão pela música, ele dividia o seu tempo administrando os negócios da família e nunca se considerou um músico profissional.
Albinoni consagrou-se como um grande compositor de óperas e de concertos, tendo dirigido em Munique, a ópera I veri amici (Os verdadeiros amigos), encomendada pela corte da Baviera. Porem pouco se sabe sobre sua vida, especialmente considerando sua estatura contemporânea como compositor, e o comparativo dos documentado no período em que ele viveu.
Ele foi o primeiro italiano a publicar concertos e foram inúmeras as suas contribuições a esse novo estilo de composição. Albinoni publicou 10 conjuntos de obras instrumentais, que alcançaram grande popularidade em seu próprio dia, e ainda são apreciados. Contudo após a segunda guerra a maior parte do material criado por Albinone foi perdia e nos dias atuais sua obre é praticamente desconhecida do grande público.
Suas obras instrumentais consistem principalmente de sonatas, concertos e sinfonias para vários instrumentos. Destacam-se a Sinfonie e Concerti a 5 (Opus 2, 1700), os concertos para cordas (Opus 5, 1707), e os concertos para um e dois oboés no Opus 7 e Opus 9. Estas obras distinguem-se sobretudo pela seu charme melódico. Além disto Albinoni foi um grande inovador, colocando o oboé em um papel de destaque junto aos demais instrumentos da orquestra. Os Concertos para oboé do Op.9
Curiosidades
Albinoni é internacionalmente conhecido como o compositor do Adágio em sol maior, obra que ele não escreveu. Após o término da II guerra mundial, um musicólogo de Milão, chamado Remo Giazzoto, trabalhava numa biografia de Albinoni. Ao pesquisar antigos manuscritos, na biblioteca de Dresden, ele descobriu uma única linha de música para contrabaixo e alguns acordes para violino. Baseado nesses compassos, que seriam de uma sonata sacra de Tomaso Albinoni, o musicólogo desenvolveu uma peça para órgão e cordas, daí resultando uma música solene, mas de grande simplicidade e carregada de muita emoção. O Adágio em Sol, atribuído a Albinoni, mas composto por Giazotto, transformou-se junto com As quatro Estações de Vivaldi numa das obras eruditas mais apreciadas pelo público.
E tem mais, Johann Sebastian Bach baseou quatro de suas próprias fugas de teclado em temas compostos por Albinoni.
Nenhum comentário:
Postar um comentário