Este blog tem como objetivo explicar o contexto do período Barroco, ele tem como criadores os alunos do curso de Licenciatura em Música da UEFS (Universidade Estadual de Feira de Santana) que por meio de componente curricular Historia da música II veio exigir como atividade avaliativa a elaboração de um site. A explicação do período barroco acontecera por meio de postagens na página inicial sobre o movimento em si, e em biografias de compositores importantes para este período que será postada em páginas com o nome do compositor.

Henry Purcell

Henry Purcell (Londres 1659-1695) é o compositor cujo aniversário não é totalmente gravado em pedra. Há evidências de que ele nasceu em 10 de setembro, mas nenhum registro de seu batismo sobreviveu. Purcell é um dos muitos compositores a escrever uma peça em homenagem ao santo padroeiro dos músicos. O trabalho estreou em 1692. Purcell morreu aos 36 anos em 21 de novembro de 1695, os talentos musicais dele foram cortados em seu auge. Ele morreu novo, acrescentando o seu nome a lista de gênios  musicais para morrer em seus 30 anos, incluindo Mozart e Schubert. Apesar de uma vida relativamente breve, Purcell permanece um dos mais importantes compositores Ingleses, ele era a prova Clara de seu prodígio talento no órgão.
Compôs as óperas  Dido and Aeneas e A tempestade.
São famosas suas lições para cravo, suas Odes, hinos composições religiosas e bem assim sonatas e fantasias para viola. Entre as obras mais memoráveis dele estão: The Fair Queen, I Gave Her cakes e novamente  Dido and Aeneas.
















Texto redigido por: Dianara Almeida.

REFERÊNCIAS:

https://m.som13.com.br/henry-purcell/biografia

http://www.classicfm.com/composers/purcell/guides/purcell-facts/purcell-ode/

http://www.classicfm.com/composers/purcell/


Nenhum comentário:

Postar um comentário